Inspirado no texto A Sombra (presente em Assim Falou Zaratustra, de Nietzsche), o blues-rock Farol, lançado em 28 de maio de 2025, compartilha a compreensão de que os questionamentos filosóficos não devem impedir que alguém se torne capaz de viver em plenitude o momento presente. Também se conecta com a figura do bodhisattva budista, aquele que atingiu a iluminação, mas adia a própria salvação para contribuir com a busca espiritual de todos os outros seres.
Escrita ainda sob grande influência de uma espiritualidade transcendental presente no cristianismo e no hinduísmo, que marcaram o início das investigações do artista, a conquista da transcendência é apresentada não como objetivo último da busca espiritual, mas sim como uma maneira de contribuir com a busca de outras pessoas.
A faixa segue o caminho iniciado por Percepção, lançada em fevereiro/2025, que introduz uma série de dúvidas e questionamentos filosóficos. Ambas carregam a assinatura estética do artista: uma fusão de referências do blues, folk, MPB e rock, em diálogo com sons eletrônicos e atmosferas contemporâneas.
A figura do andarilho surge de diferentes formas na obra de Nietzsche e no pensamento budista, influências centrais na visão de mundo de Murilo Muraah, ao lado de Spinoza. Inspirado por essa simbologia, o artista trilha um percurso sem destino fixo em seu primeiro EP, Inquieto Caminhante, onde cinco músicas, lançadas ao longo de 2025, transitam entre diferentes gêneros musicais e formas de interpretar a existência.
A caminhada segue!
Composição: Murilo Muraah
Voz e guitarra: Murilo Muraah
Teclado e programações: Marco França
Bateria: Isaac Sol Costa
Baixo: Leo Furlan
Backing vocals: Nat Ventura
Produção musical e gravação de vozes: Marco França (Galado Recordis - São Paulo/SP)
Gravação de bateria: Eduardo Pinheiro (Estúdio Megafone - Natal/RN)
Gravação de guitarras e baixo: Murilo Muraah (Home Studio Muraah Produções - São Paulo/SP)
Mixagem e masterização: Eduardo Pinheiro (Estúdio Megafone - Natal/RN)
Distribuição: Tratore
Gestão
Consultoria de planejamento e gestão: Música em Rede
Coordenação: Rodolfo Lacerda
Redes sociais: Fruuto
Gestão de comunicação: Mariana Q. Lima
Audiovisual: Fruuto
Conceito criativo e direção: Rodolfo Lacerda
Direção de fotografia e edição: Ale Machado | Almas do Brasil Filmes
Direção de arte: Ana Mori
Produção executiva: Patricia Ferreira
Fotografia, still e produção: André Hoff
Styling: Raphael Yudão
Locação: Espaço fotográfico André Salles