Além da produção musical e poética, Murilo Muraah busca ser um agente de transformações na sociedade também por meio do ativismo. O artista é um líder engajado em diversas causas, como a luta por políticas públicas culturais e a defesa da democracia e dos direitos humanos, com atuação em movimentos como SP Cidade da Música e Fica Oficinas Culturais.
Teve atuação marcante no Direitos Já! Fórum pela Democracia, do qual é cofundador, tendo sido coordenador de formulação e de articulação da sociedade civil entre 2019 e 2023. Muraah foi peça central na construção de diversos atos, ações, posicionamentos públicos e encontros do fórum, que reuniu centenas de organizações, personalidades e lideranças dos mais diversos espectros políticos e da sociedade e se tornou uma referência nacional na luta contra a extrema-direita.
Muraah também coordenou a articulação da sociedade civil da campanha Abrace a Vacina, promovida pelo Direitos Já e a Frente pela Vida em 2021, tendo sido o primeiro movimento nacional de grande repercussão voltado a defender a imunização contra a covid-19, conscientizar a população e pressionar o poder público para garantir a vacinação em todo o país.
Foi ainda um dos coordenadores do webinário Desafios para uma Articulação Nacional de Enfrentamento à Pandemia, que construiu um diagnóstico amplo da pandemia de covid-19 a partir de paineis com a participação de especialistas em saúde pública (coordenado por Wanderson Oliveira, ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde), sociedade civil (coordenado por Muraah) e pacto federativo (coordenado por Nelson Jobim, ex-presidente do STF e ex-ministro da Justiça e da Defesa). O webinário resultou em um documento entregue a governadores, prefeitos e outros agentes públicos, com propostas concretas para reverter os prejuízos sociais, econômicos e sanitários por meio de políticas públicas.
Por meio da música e do ativismo, o artista demonstra um compromisso inabalável com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.